De que infância estamos falando? Pensando com Irene Balaguer

Vamos começar esta mesa num dia que será muito intenso na reflexão pedagógica, no aprofundamento do pensamento político, social e pedagógico de Irene, que é o que nos une e hoje nos convoca. Discutir com ela tudo isso nos “vincula”, então vamos ver se somos capazes de nos “vincularmos” neste debate.

Ao pensar nesse início, nesse dia, tive um sentimento que me emocionou muito, quando fui a Montevidéu no 10º aniversário do projeto Nossos Filhos, vi muita gente e todos ali com muita energia e perguntei: Como é possível que haja tanta emoção e tanto envolvimento neste projeto? E a resposta foi…: Ahh olha, somos todos convocantes e convocados!, queridas colegas, hoje aqui, todos e todas somos convocantes e convocados para pensar com Irene sobre pedagogia, sobre política, sobre contextos sociais … o desafio fica lançado.

Há uma intervenção de Irene no Conselho Escolar do Estado, que lembrou Janusz Korczak, o pedagogo polonês que tanto respeitou meninas e meninos e disse:

“Todos nós, crescemos, fomos formados pela ideia de que ‘o que é grande vale mais do que o que é pequeno’ e esta mesma ideia parece aplicar-se também às crianças, mas depois de aprovada a Convenção sobre os Direitos da Criança: pequeno é igual a maior. As crianças têm a mesma consideração enquanto pessoa como os adultos. As crianças são iguais como pessoas, devem ser consideradas e respeitadas pelas características da sua idade ”.

Mais uma vez, colocar a Convenção sobre os Direitos da Criança sobre a mesa é uma referência para tudo o que envolve refletir sobre a infância.

A partir dos direitos das crianças de 0 a 6 anos tidas como pessoas com direitos sociais, e que os poderes públicos devem garanti-los e com direitos civis que devem ser respeitados por todos, nada pode ser como antes de sua aprovação.

PMI Granada, 1998

Como afirma Carla Rinaldi: “os direitos das crianças, mesmo com as suas diferenças culturais e históricas de raça ou religião, têm algo transversal e constante que os une e que nos une”. Esperamos poder refletir sobre essa ideia.

Outra segunda ideia, sobre a infância, surge no Congresso da In-fan-cia de 1995, que celebramos muito perto daqui, Irene nos indicou: a etimologia da palavra infância “aquele que não fala” isso não reflete a nossa realidade e nós sabemos disso. Aprendemos a ouvir as crianças, maravilhamo-nos com as suas várias formas de falar, dizer, fazer, agir, descobrir … Está muito claro que a criança é uma pessoa capaz, criativa, competente, imaginativa, … que é o motor e dá sentido à nossa ação … hoje, 25 anos depois, ainda é preciso sustentar aquela visão de uma infância capaz.

E a terceira ideia que recupero é do documento “A educação infantil é um direito” elaborado pelos Conselhos Autônomos da Infância e Revistas da Infância e dirigido ao Ministério da Educação em 2004. “… garantir o desenvolvimento das extraordinárias potencialidades de meninas e meninos nesses primeiros anos que envolve contemplar a complexa rede de interações entre os aspectos biológicos, sociais e emocionais. Um saber que exige que os adultos olhem para meninas e meninos de 0 a 6 anos, não como projetos pessoais, que devem ser formados, ensinados, moldados, preenchidos, … mas como pessoas ativas e protagonistas dos seus próprios desenvolvimento, que devemos ouvir para maximizar suas potencialidades e sua forma de descobrir e se relacionar com o mundo.” Em que levantamos a necessidade de olhar para eles/elas no aqui e agora, não como projetos futuros, mas pelo que são hoje.

Reúno estas três ideias:
· Pequeno é igual a maior, as crianças são cidadãos com direitos
· Meninos e meninas são seres capazes e competentes
·Pensar a infância não como um projeto, mas do aqui e agora.

Isso nos permite avançar na reflexão da infância, mas são muitas as questões que ainda se escondem sob o termo infância …

O que é menino ou menina?
Existe um menino ou menina normal?
Quem determina o que queremos dizer com infância?
Qual é o conceito de infância que norteia nossas práticas educativas?
Existe uma infância universal?
Como variáveis como gênero, diferenças étnicas, variáveis socioeconômicas e culturais influenciam quando se pensa na infância?
Existem períodos homogêneos?
O desenvolvimento infantil é natural?

Temos consciência de que as respostas que cada um dá a essas questões influenciam não só o nosso trabalho cotidiano, mas também a forma como nos relacionamos com os meninos e as meninas.

A partir desta mesa queremos refletir sobre algumas destas questões, procuraremos oferecer uma visão caleidoscópica e complementar, a partir das diferentes intervenções.

Relacionats

Subscriu-te al nostre butlletí!
Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues
Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!

Subscriu-te al nostre butlletí!

Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues

Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!