Palavras para Irene

Nesta seção, encontramos diversos artigos dedicados a Irene:

Este conjunto de pequenos artigos nos fala sobre a dimensão pessoal, cultural, pedagógica, política e universal de Irene Balaguer.

Com uma foto de três mulheres, Rosa Sensat, Marta Mata e Irene Balaguer, Philippe Meirieu deu início à Conferência Inaugural do Colóquio Internacional “Pedagogias da Democracia e Resistência na Europa do século 20 e até hoje”, que celebramos no início de fevereiro em Barcelona. Três mulheres catalãs, como Meirieu, influenciaram muitas de nós por seu bom trabalho pedagógico e seu grande respeito pelas crianças.

Li recentemente que Deborah Levy dizia: “Construímos nossa identidade pela imitação do outro”; primeiro dos pais, depois dos amigos, das pessoas próximas no trabalho, daqueles que amamos … Portanto, é certo que Rosa Sensat, Marta Mata, Irene Balaguer e Philippe Meirieu, entre outros e outras, nos ajudaram a ser quem somos PROFISSIONALMENTE.

Conheci Irene na segunda Escola de Verão de Rosa Sensat, em 1966. Gostávamos muito de brincar sobre qual de nós duas havia participado de mais delas, e agora vejo que vou ganhar. Sinto muito, Irene. Nossa relação e amizade cresceram a partir de 1984, quando Marta Mata criou a Fundação com o nome de sua mãe, outra professora, Àngels Garriga de Mata, que desde 2013 é a Fundação Marta Mata Garriga.

Marta Mata nomeou sete pessoas para compor o Conselho Curador da Fundação, entre elas Irene e eu, além de Maria Josep Udina, Pepa Òdena, Concepció Martínez e Jaume Constantí. Marta Mata, como presidente, liderava perfeitamente e delegava com grande confiança a nós suas colaboradoras. Muitas vezes pensamos que assumimos plena responsabilidade – entre nós dizemos que chegamos à maioridade – em 2006, quando a Marta nos deixou …

Irene, inicialmente como membro e depois como vice-presidente, com sua intuição, sua visão perspicaz, sua análise crítica, – “bon nas”1 como dizemos em catalão-, comentários e críticas, às vezes duras ou muito duras, nos acompanhou para dar continuidade a esse trabalho em equipe. Foi responsável pela organização anual da Jornada Marta Mata, para divulgar referências pedagógicas como Korsack, Montessori, Decroly, Dewey, a própria Marta Mata, entre outras personalidades da Educação.

Sua grande paixão era “a educação dos pequenininhos” e o significado das palavras. Ela não queria falar de “guarderias”2, usava a palavra escola e educação: “Escola dos pequenos, Educação Infantil, Educação dos mais pequenos …”

Assumpta Baig, Sara Blasi e Francina Martí

Mais recentemente, ela se preocupava e investigava o significado de INOVAÇÃO versus RENOVAÇÃO. E é sobre esse assunto que estamos preparando a próxima Jornada Marta Mata para o sábado, 9 de novembro. Será a primeira Jornada Marta Mata que Irene não terá preparado.

IRENE sentimos sua falta.

Relacionats

Subscriu-te al nostre butlletí!
Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues
Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!

Subscriu-te al nostre butlletí!

Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues

Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!