Que escola queremos? Necessidade ou Direito?

Neste mundo em mudança, os direitos das crianças ocupam um lugar central. Trata-se de algo muito mais potente do que as necessidades: um compromisso da sociedade com seus filhos com vistas a garantir as condições ideais para seu desenvolvimento em nossa sociedade, em nossa cultura.

Um dos orgulhos dos educadores é que também as crianças que em casa foram privadas de actividade autónoma a descobrem aqui, com alegria e entusiasmo, e a ela se entregam com toda a seriedade e com toda a dedicação de que são capazes. Isso faz parte das grandes descobertas de Pikler em relação aos mais pequenos.

A criança toma iniciativas tanto em relação ao seu meio material e aos seus pares, como também aos adultos que se comunicam com ela. A consideração deste ponto como essencial é talvez o que mais caracteriza o “projeto” desta creche.

Assim, desde 1989, um texto internacional reconhece explicitamente que meninos e meninas são seres plenos, com direitos amplos: “direitos fundamentais, obrigatórios e não negociáveis”.

A World Forum Foundation continuou este trabalho de aprofundamento dos direitos, especificando-os no caso de crianças muito pequenas em creches ou outros centros de dia: (Para mais detalhes, ver: “Nas mãos amorosas” de Elsa CHAHIN com Anna TARDOS, Fundação Fórum Mundial (www.xlibris.com)

“1989, um texto internacional reconhece explicitamente que meninos e meninas são seres plenos, com
direitos amplos: “direitos fundamentais, obrigatórios e não negociáveis”.

O subtítulo da obra afirma: Como os direitos das crianças pequenas em lares infantis oferecem esperança e felicidade no mundo de hoje.

Então, que espaços de acolhida queremos para nossos meninos e meninas?

Quais são as condições ambientais, e também as condições do quadro educacional das crianças em grupo, para poder assegurar que todas as crianças do grupo, de qualquer idade, tenham acesso aos seus direitos? Que adultos, quantos, para quantas crianças, em que grupo?

E quais são, também, as condições para assegurar que os adultos possam fazer o seu trabalho da melhor maneira possível, qual é a condição para a qualidade da sua presença junto às crianças?

Certamente, para dotar a vida cotidiana de uma qualidade aceitável, onde todas essas questões encontrem respostas adequadas, não podemos nos contentar com generalidades.

Emmi Pikler e Irene Balaguer queriam oferecer às crianças o mesmo tipo de acolhimento, e por isso suas ideias foram reunidas nesse lugar que foi o Instituto Pikler (ou Lóczy), a creche. A experiência de sessenta anos acumulada nesses espaços pode servir de fio condutor na busca de algumas respostas, como é feito na atual escola infantil de Budapeste.

Anna Tardos (diretora nas ocasiões em que Irene Balaguer visitou Budapeste) envia suas melhores lembranças de suas trocas com ela; com suas condolências, envia seus votos de sucesso nesta jornada.

 


O que queremos especificar aqui são os fatores que favorecem um ótimo desenvolvimento da criança, fatores que foram postos à prova ao longo de muitos anos de experiência, particularmente para quem já trabalhou com “projetos piklerianos” em muitos lugares. O apoio das descobertas das neurociências parece-nos uma garantia adicional muito importante para a sua validação.

Podemos dizer que são ideias universais, pois são aplicáveis ​​a todas as crianças, em qualquer situação.

Já encontraram uma projeção nos trabalhos de Lóczy ou do Instituto Pikler: ali era uma creche-lar de longa duração, meses ou anos, um internato para crianças privadas temporária ou permanentemente dos pais.

O lugar atual de que vou falar é uma escola infantil, um centro para grupos de crianças com famílias, onde esses “fundamentos” são adaptados com o mesmo sucesso, assumindo a responsabilidade de manter as ideias de Emmi Pikler.

A creche encontra-se nas antigas instalações da creche-lar, remodelada e com uma organização diferenciada. Acolhe 36 meninos e meninas de famílias que moram no bairro. É composto por três grupos de 12 crianças; 3 adultos trabalham em cada grupo, cada um deles é a “referência” para 4 crianças.

Bernard Martino, em seu filme rodado nesse lugar (Uma escola de civilização) nos diz: “Aqui tomamos muito cuidado para que a lógica do coletivo e as exigências que ele impõe não se sobreponham à vontade firme de priorizar necessidades particulares de cada indivíduo”.

Aqui “não se trata de impulsionar o movimento”, especifica também Martino. Um dos tesouros mais queridos da criança é o tempo, que ela pode ter à vontade para entender o que está procurando, para experimentar o que é novo ou difícil; para ter um tempo tranquilo para entender os motivos das regras e para “digerir”, para “elaborar” as frustrações que delas decorrem. A paciência gentil e a espera empática dos adultos e, às vezes, sua firmeza é o que caracteriza o ambiente do lugar. Sim, mas para isso o adulto também precisa de um tempo que pode dispor de acordo com as necessidades de cada criança.

“O adulto também precisa de um tempo disponível de acordo com as necessidades de cada criança”

O que isso significa, em termos de organização, na prática da vida cotidiana, é que essas necessidades só podem ser atendidas se houver poucas crianças aos cuidados de cada adulto.

Na minha opinião, o que vincula a nova escola infantil com a antiga creche, o que preside o trabalho neste espaço atual, é o que podemos chamar de imagem da criança saudável, de toda criança, segundo Pikler.

“Crianças são pessoas, mas pessoas de uma certa idade: elas precisam do adulto, mas também estão programadas para crescer”, dizia Pikler.

“Um dos tesouros mais queridos da criança é o tempo, que ela pode ter à vontade para entender o que está procurando, para experimentar o que é novo ou difícil para ela”

Para isso precisam de um ambiente confiável, e é isso que os adultos desta escola infantil lhes oferecem, não só um ambiente calmo, previsível, e ao mesmo tempo rico em possibilidades a explorar, mas também a continuidade da pessoa adulta, a pessoa de referência, na qual a criança pode confiar, ao lado de quem encontra sempre uma escuta empática. Essa pessoa de referência é sempre a mesma ao longo dos dois ou três anos em que a criança frequenta o centro.

A estabilidade da equipe de educadores (por vezes problemática) é reforçada pelo facto de os adultos serem apaixonados pelo que fazem: interessam-se profundamente por cada criança. Um trabalho contínuo de reflexão, de troca, de debates sobre as observações alimenta essa paixão.

Aqui está um dos elementos que constituem a imagem da criança Pikler: “Ela é ativa desde muito pequena; sente curiosidade pelo mundo ao seu redor, deseja conhecê-lo, deseja orientar-se nele; ela é (se puder!) autônoma em seu nível, no nível de sua idade e de seus meios em todos os momentos”.

El adulto no considera la actividad autónoma como un “juego”, como una actividad “gratuita”, sin importancia, sin seriedad; al contrario, la aprecia como investigación, como resultado de la curiosidad innata del niño autónomo.

Os adultos, nessa escola, não consideram a atividade autônoma um “jogo”, uma atividade “não produtiva”, sem importância, sem seriedade. Em vez disso, a veem como pesquisa, como resultado da curiosidade inata da criança autônoma. A extensão de sua seriedade nos é sugerida pelo comportamento da criança: ela o leva visivelmente a sério e nós mostramos nosso respeito por sua pessoa se também o considerarmos dessa maneira. De fato, basta observar o seu rosto enquanto está absorvida num “problema” que deve resolver. A sua serenidade na ação e depois o sorriso radiante no caso de conseguir que ela nos dá quando percebe a nossa empatia acompanhando a sua alegria.

Todos os espaços à disposição das crianças, interiores e exteriores, estão cuidadosamente dispostos para que possam ser utilizados com segurança e estão disponíveis para as várias atividades (incluindo as brincadeiras de faz-de-conta com os pares). Além do tradicional amontoado de areia (preparada para o bom uso) e de uma piscina infantil especial, o mobiliário de exterior é rico em possibilidades de grandes movimentos. Meninos e meninas, além dos cochilos (para os quais cada um tem sua própria cama), passam o máximo de tempo em atividades ao ar livre, fator essencial para a saúde, segundo Pikler.

“Meninos e meninas passam o tempo com atividades fora de casa tanto quanto possível, um fator essencial para a saúde, de acordo com Pikler.”

“O filho de Pikler: Ele é ativo desde muito jovem; Ele está curioso sobre o mundo ao seu redor, ele quer conhecê-lo, ele quer se orientar nele

Objetos para manipulação, “por e tirar” e depois esvaziar, fazer coleções, seriações, material de construção, elementos para atividade de imitação, de simulação, as brincadeiras com papeis sociais… A seleção e sua apresentação, a forma de disponibilizá-los às crianças dependem em grande medida das observações que os educadores fazem regularmente. Isso permite que cada criança seja acompanhada em seus desejos e também em sua evolução, em seu desenvolvimento. Nessas observações se dá uma atenção individualizada, a fim de poder oferecer a cada uma das crianças o ambiente que lhe corresponde em todos os momentos.

“Observe mais para intervir menos”, disse Pikler.

Um dos orgulhos dos educadores é que também as crianças privadas de atividade autônoma em casa a descobrem aqui, com alegria e entusiasmo, e a ela se entregam com toda a seriedade e dedicação de que são capazes. Isso faz parte das grandes descobertas de Pikler em relação aos pequenos.

Outro dos elementos que compõem a imagem da criança Pikler é que a criança toma iniciativas tanto em relação ao seu meio material e aos seus pares como aos adultos que estão em comunicação com ela.

Considerar este ponto como essencial é talvez o que mais caracteriza o “projeto” desta escola infantil.

“A criança toma iniciativas tanto em relação ao seu meio material e aos seus pares como aos adultos que se comunicam com ela”

Aqui, os adultos consideram a criança como uma companheira. Longos momentos de atividade autônoma são intercalados com longos momentos de diálogo com as crianças. Na verdade, e para ser mais preciso, com cada menino e menina individualmente. Os diálogos em torno de dúvidas, descobertas, pedidos ou demandas da criança se alternam com propostas, por exemplo, sobre possíveis ações autônomas de sua parte durante o tempo de vestir ou despir-se, comer, trocar fraldas ou lavar as mãos … Todas essas são situações em que a pessoa da criança, o seu corpo e as suas ideias, os seus pensamentos, são considerados e utilizados para estabelecer um diálogo, uma conversa rica e variada. Naturalmente, também existem situações com várias crianças ao mesmo tempo, como as refeições, mas a atenção do adulto para o grupo é “duplicada” com a atenção para cada criança individualmente.

“Todas as situações em que a pessoa da criança, seu corpo e suas idéias, seus pensamentos são levados em consideração e usados ​​para iniciar um diálogo.”

Os desejos (o, às vezes, as cobranças) do adulto em relação às regras também são comunicados à criança de forma serena e positiva, como, por exemplo, a proposta de outra opção no caso de disputa de um objeto desejado; a proposta de pedir à outra criança de forma “civilizada”; ser benevolente em momentos de conflito.

O que está implícito em cada “conflito”, ou nas transgressões das regras, é que a criança não está sendo julgada, mas é a sua ação que o adulto quer mudar.

Um elemento fundamental deste ambiente é o tempo que o adulto dedica a cada momento de diálogo: procura se adaptar ao tamanho da criança, respeitando seu ritmo. Ele também quer respeitar suas emoções, ao mesmo tempo em que explica se elas estão em contradição com a segurança da criança ou com a vida com seus pares; sempre respeitando o tempo que a criança precisa para aceitar uma regra que não é palpável.

O trabalho próximo com os pais, que se supõe que sejam “bons o suficiente”, é o eixo em que a escola infantil atual mais difere da antiga Lóczy. O objetivo da equipe, através do diálogo diário, é garantir a confiança dos pais, que podem ter a certeza de que o seu filho recebe o que há de melhor no centro, enquanto se dedicam às suas ocupações.

Neste lugar, onde várias educadoras oriundas da creche-lar viveram separações drásticas de crianças que lhes foram confiadas, todos sabem que, para uma criança pequena, as separações diárias não são menos angustiantes, sobretudo para os bem pequenos. Por isso, se faz um trabalho particular com as famílias e as crianças quando entram na escola: pelo menos três semanas são dedicadas à familiarização.

“Respeitando o tempo que a criança precisa para aceitar uma regra intangível”

Uma de nossas conclusões a respeito do conjunto dessas reflexões é a importância da relação individual e pessoal do adulto com cada criança sob seus cuidados. Isto reforça a nossa convicção de que é necessário controlar o número de crianças ao cuidado de um mesmo adulto, para que tenham tempo e disponibilidade de espírito suficientes para poder dedicar-se por tempos longos e significativos a cada um em particular.

De forma complementar, permito-me “fazer propaganda” do magnífico filme que Bernard Matino dedicou a esta escola infantil: «Lóczy, uma escola de civilização».
É posterior a outro filme, «Loczy, uma casa para crescer», que fala sobre o Instituto Pikler, a creche-lar, sobre as “raízes” das ideias de Pikler, bem como sobre as crianças que nela foram cuidadas, e que agora são adolescentes ou adultos, pais …

Para terminar, quero prestar homenagem mais uma vez a Irene: ela, que tanto lutou por um futuro melhor para os nossos meninos e meninas. Guardemos a sua memória e transmitamos toda a riqueza daquilo que ele nos legou.

Agnès Szanto-Feder
Psicóloga, París

Relacionats

Subscriu-te al nostre butlletí!
Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues
Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!

Subscriu-te al nostre butlletí!

Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues

Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!