Que escola queremos? O direito à educação em uma escola pública, laica e de qualidade

Desde 1984 e até hoje, seja em Reggio Emilia ou em Barcelona, ​​minha história profissional e pessoal se confundiu muitas vezes com a de Irene, uma colega e amiga de verdade com quem muitas vezes compartilhei dúvidas e certezas, realidades e utopias, alegrias e beleza, mas também decepções e desgostos.

  • Uma escola pública e laica
  • Formação e cooperação no trabalho para uma escola de qualidade
  • Uma escola de portas abertas para uma educação democrática e participativa

Prossigo esquematicamente por pontos que entrelaçam minhas reflexões com aquelas que Irene fez em sua intervenção na sessão do encontro “Educazione e / è politica” (“Educação e / é política”), realizado em Reggio Emilia em 23 de fevereiro de 2014.

1. Uma escola pública e laica
Por que uma escola pública e laica? Um tipo de escola pela qual Irene lutou com energia e obstinadamente, tanto no campo pedagógico como no campo social e político

As escolas públicas em que vivem crianças e jovens hoje são cada vez mais heterogêneas em sua composição, sendo muitas vezes os lugares privilegiados – às vezes, infelizmente, os únicos – onde se encontram, convivem e até se confundem, diferentes culturas e ideias educacionais. Mas, precisamente por isso, a escola pública, mais do que qualquer outra, tem a responsabilidade e o dever de agir como elemento de ligação, escuta e diálogo na esfera social, cultural e de valores. Precisamente como instituição pública, a escola tem como missão, hoje mais do que nunca, repensar e refundar as organizações, prioridades, práticas e estratégias educacionais. É um desafio difícil e complexo que a escola não consegue sozinha porque, como dizia Irene: “O compromisso com a potencial transformação da escola não pode ser um fato individual, mas deve ser um compromisso coletivo (…) porque para fazer algo novo precisamos co-construir um novo debate e também uma nova ação (…) ”.

Ações concretas e cotidianas capazes de fazer com que as crianças percebam o sentido de suas possibilidades, e capazes de promover uma ideia de aprendizagem como um processo que se dá em um contexto educacional onde a criança tem consciência do que faz, como o faz e porque o faz.

2. Formação e cooperação no trabalho para uma escola de qualidade
A formação cultural e profissional como direito e dever de todos aqueles que contribuem e participam na educação das jovens gerações

A formação e a cooperação são dois elementos essenciais para a construção de uma escola de qualidade e são também dois dos aspectos sobre os quais muitas vezes partilhei reflexões com Irene, porque existem professores individuais empenhados e preparados em todo o lado, mas isso não é suficiente para determinar a qualidade e identidade da escola como um todo como instituição educacional. Precisamos de “um grupo disposto a aprender tanto com o que nasce das crianças quanto com o que surge de debates ou discussões compartilhados. Uma equipe com capacidade de questionar e colocar questões, uma equipe heterogénea, diversa e, portanto, rica”. E aqui reside talvez o sentido mais profundo de uma educação que evolui na relação circular da teoria que nutre a prática e a prática que nutre a teoria.

A cooperação no trabalho, assim entendida como trabalho em equipe, é uma tentativa e uma meta a ser perseguida e praticada no dia a dia, além de ser uma estratégia eficaz para realizar a formação e autoformação de professores.

É um processo lento e árduo, que exige o empenho constante de cada um, mas é também condição necessária para dar visibilidade e valor às diferenças presentes no grupo e para contrariar o tédio, a homologação de pensamento e de comportamento.

É na dimensão cooperativa, assim entendida, onde se ampliam e se geram diversos pontos de vista, a multiplicação de ideias, e também o conflito cognitivo, pois sem um diálogo sincero, aberto, livre, morre o dinamismo e vivacidade do processo educativo.

Sem diálogo e verdadeiro confronto, só ficam o conformismo e a indiferença, dois males que muitas vezes assolam a escola em todas as ordens e graus.

A escola que queremos, então, é uma escola capaz de derrubar a lógica e os preconceitos da velha pedagogia, mas também a moda da inovação pela inovação:· porque fomenta el riesgo y da legitimidad al error;

  • porque incentiva o risco e dá legitimidade ao erro;
  • porque dá tempo para o pensamento criativo;
  • porque estimula e cultiva o pensamento crítico;
  • porque promove a reflexão sobre a experiência e seus processos de pensamento;
  • porque é capaz de imaginar mundos possíveis e reexaminar as categorias do impossível.

    Esta escola pensa e organiza o espaço e o tempo do quotidiano de forma a que as crianças sejam sempre protagonistas ativas da sua aprendizagem e não recipientes passivos dos ensinamentos dos adultos. Uma qualidade fluida e flexível do tempo cotidiano, capaz de oferecer às crianças a possibilidade de questionar o mundo com todas as potencialidades e as centenas de linguagens com que são dotadas para saborear com alegria cada momento vivido na escola. Uma escola capaz de respeitar os tempos, a inteligência, o potencial e a sensibilidade de cada menino e menina, pois cada um tem direito a ser visto, reconhecido e valorizado em sua singularidade.

    Uma escola que constrói pontes porque “se trata de tecer, de tecer uma tapeçaria tão grande e vasta quanto somos capazes. Uma tapeçaria que será diversa, quão diversas são as escolas e quão diversa é a realidade educacional do mundo. A espessura da urdidura será diferente, a cor será diferente e o material será diverso, porque na diversidade reside sua força. Uma tapeçaria que, no entanto, compartilha uma trama: a de respeitar as crianças, de buscar o melhor para acompanhá-las em seu processo de emancipação e descoberta do mundo”.

    Uma tapeçaria como lugar real e imaginário onde se cultiva obstinadamente a utopia compartilhada de uma nova cultura educacional.

    3. Uma escola de portas abertas para uma educação participativa e democrática capaz de criar sintonia entre a escola e o contexto social, entre a participação democrática e a qualidade educacional.

    Uma escola de portas abertas capaz de comunicar e tornar públicas as suas práticas educativas e a forma como são desenvolvidas.

    Uma escola transparente, aberta ao confronto de ideias através da documentação (outro tema muito apreciado por Irene) como estratégia para comunicar os sentidos da intervenção educativa, e como instrumento para dar visibilidade a uma imagem infantil diversa e respeitosa e, não menos importante, como elemento de democracia participativa.

    Em 2005 estive presente na declaração da 40ª Escola de Verão Rosa Sensat Por uma nova educação pública.

    Uma declaração, um documento público, que nos fala da necessária audácia, compromisso, esperança e responsabilidade, dirigida a todos aqueles que contribuem para transformar positivamente a realidade da educação e da escola.

    Nesses dez pontos, ainda hoje relidos, depois de dez anos, encontramos a visão e a ideia de uma escola que tem o desejo, a vontade e a coragem cultural de transgredir rígidas fronteiras e limites.

    Quero terminar estas breves notas com as palavras que Irene usou para encerrar a sua intervenção no encontro “Educazione e / è politica”, porque gosto de pensar que são as mesmas que ela diria aqui hoje e também porque acho que é um aviso para não contentemo-nos com uma escola de rotina, de indiferença, de slogans tão fáceis quanto vazios: “Amigos, acho que é o momento certo para agir e sustentar o que conquistamos e avançamos.Devemos organizar a resistência, porque sabemos que a história da humanidade não é linear, mas é feita de avanços e retrocessos. E precisamente por isso devemos considerar hoje amplos horizontes conceituais e geográficos, com humildade e a certeza de saber que haverá alguns que não poderemos alcançar, mas com a esperança de que outros depois de nós os alcancem”.

Relacionats

Subscriu-te al nostre butlletí!
Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues
Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!

Subscriu-te al nostre butlletí!

Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues

Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!