Editorial

Conselho de redação Brasil

A 25ª edição da Revista Infância Latinoamericana, editada pela Associación de Maestros Rosa Sensat, terá como tema Infância, Mídia e Consumo. Neste número será problematizado sobre qual educação estamos proporcionando aos bebês e as crianças pequenas: educamos para a cidadania ou para o consumo? Nesse sentido, uma reflexão que se faz necessária é pensar sobre como as sociedades contemporâneas estão sendo organizadas com uma supervalorização do consumo incentivada pela mídia que afeta diretamente a sustentabilidade do planeta e a vida das crianças. Nosso desafio será trazer para a discussão como a Educação Infantil tem tratado desse tema com as/os professoras e professores e presentar experiências em que as crianças estejam vivenciando práticas de consumo consciente e que ajudem os bebês e crianças exercerem a sua cidadania desde bem pequenos. Convidamos você a fazer parte desse debate.

Foi muito difícil para nós brasileiras organizar este n.25 da LATI- Infância Latinoamericana neste momento político que o Brasil está vivendo desde o golpe de 2016 com o impeachment da Presidenta Dilma Russef e agora o início de um governo antibrasileiro contra o povo em geral e especialmente contra os/as trabalhadores/as da educação e estudantes com ameaças, cortes orçamentários, censura em um contexto de Ministério da Educação agonizante.

Boas-vindas às participantes do VIII Copedi

Agradeço o convite para compor a mesa de abertura e ter a oportunidade de partilhar a sensação que me invadiu quando consultei a programação deste VIII Congresso Paulista de Educação Infantil, o nosso querido Copedi.

Num cenário tão difícil, de mãos dadas, professoras e pesquisadoras da infância e da educação infantil propuseram-se a enfrentar as adversidades e reinventar suas práticas e saberes para defender os direitos de todas as crianças a uma vida digna.

A USP e, dentro dela, a Faculdade de Educação, se sentem honradas por terem sido escolhidas para sediar quatro dias intensos e repletos de apresentações de trabalhos, oficinas, minicursos, homenagens, exposições, mostras, mesas-redondas e rodas de conversas, mas também de emoções, risadas, aprendizagens, análises, debates e críticas.

Os ataques de bolsonaros e damares não nos atingem. Aqui é o Copedi, aqui prevalece o livre pensar, o diálogo e o conhecimento. Aqui ninguém solta a mão de ninguém.

Parabenizo efusivamente a comissão organizadora e às participantes. Desejo a todas um excelente congresso.

 

Nota
1. A expressão bolsonaros refere-se aos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e damares a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Regina Alves.

Conselho redação Brasil

Subscriu-te al nostre butlletí!

Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues

Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!