Tema. Em Manifesto. Genocídio do povo e crianças Yanomami

Meu nome é Luci Guidio, sou paulistana nascida aqui no extremo sul desta cidade de São Paulo quase Guarani. Sou professora da Escola Pública, pedagoga, freiriana por opção, membra do Fórum Paulista de Educação Infantil.1

Trabalho com assessoria pedagógica na perspectiva da construção curricular crítica e popular, atualmente caminho nas comunidades indígenas e com elas aprendo e defendo que é possível, desde os/as bem pequenini-nhos/as, educar para liberdade. Tenho levado esse diálogo junto aos educadores e educadoras, para que possamos construir juntas e juntos a igualdade racial.

Mas hoje nós vamos falar de desigualdade, vamos falar de assassinato, vamos falar das mortes dos/as bebês, crianças, jovens e velhas e velhos brasileiros e brasileiras Yanomami.

Crianças indígenas Yanomami morrem de fome. Não podemos nos calar. Poderíamos agora falar da potencialidade dos povos indígenas, suas crianças, crenças, saberes … Poderíamos falar de gengibre, urucum e xamãs, mas as crianças Yanomami estão sendo mortas sem nunca ter conhecido seus direitos, muitos deles garantidos por leis.

Essa notícia, que hoje nos chega e nos choca, é fato que vem acontecendo há muito tempo. Sem dó e sem piedade na busca daquilo que representa o ouro, símbolo de ganância e poder, crianças Yanomami estão morrendo, morrendo de fome, de doenças. A colonização de diferentes e variadas formas matou, dizimou nossos parentes indígenas.

A ditadura torturou e matou também, a militarização vem matando… recentemente retoma-se o eficaz plano genocida. Com dor, revolta e muita tristeza nos manifestamos com indignação, porque não é admissível que vidas sejam interrompidas violentamente. Corpos brincantes não mais poderão mover as águas dos rios ou balançar os galhos das árvores das florestas, as pedrinhas que cercam os rios, não conhecerão as brincadeiras das crianças Yanomami e de tantas outras crianças indígenas que sofrem a barbárie, posta e imposta para exterminar os povos originários. Pode o ouro garimpar a alegria das mães? Pode o poder público se ausentar, se omitir diante de tanta violência? O que sente uma mãe diante das dragas do garimpo que lhe roubam e assassinam suas crianças? Os ossinhos cobertos apenas de pele, banhados pelo calor de lágrimas nos afeta?

Diante de tudo isso Fórum Paulista de Educação Infantil, movimento social que luta pelos direitos de bebê de crianças manifesta sua indignação e em movimento compromissado com a luta dos povos originários e Yanomami e todos os outros, convoca providências urgentes no sentido de exterminar todo e qualquer tipo de violência, pois toda criança nasce para brilhar viver e ser feliz.

MANIFIESTO – CONTRA
O GENOCÍDIO DE LOS MENINOS
E MENINAS YANOMAMI

O FPEI manifesta sua profunda indignação e revolta pela morte de meninos e meninas Yanomami e de todo o seu povo.

Não podemos ficar calados!
Temos que agir!
Nem um menino ou uma menina a menos!

Nota
1. Fórum Paulista de Educação Infantil -FPEI é uma entidade comprometida com a Educação Infantil, tanto no sentido de garantir o acesso a um atendimento de qualidade a todos os meninos e meninas de 0 a 6 anos, quanto no fortalecimento desse campo de conhecimento e atuação profissional no Estado de São. Paulo/Brasil.

Luci Guidio
Professora de escola pública, pedagoga, membro do Fórum Paulista de Educação Infantil

 

Relacionats

Subscriu-te al nostre butlletí!
Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues
Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!

Subscriu-te al nostre butlletí!

Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues

Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!