De que infância estamos falando? Pensando com Irene Balaguer

Podemos falar de uma criança cujos direitos reconhecemos, de uma criança que, acima de tudo, tem o direito de ser criança e de viver sua infância.

Do ponto de vista dos serviços educacionais, isso significa reconhecer seu valor estratégico e o papel que podem desempenhar no favorecimento ou na limitação do potencial evolutivo de cada um.

Cuidado e aprendizagem tornaram-se duas palavras-chave para expressar a identidade de um projeto educativo voltado para a primeira infância.

De fato, podemos considerar o cuidado dirigido à criança como gerador de possibilidades, entendido como uma atitude de atenção e sensibilidade às necessidades de cada criança, atitude que contém uma mensagem de reconhecimento e afirmação da identidade de cada um.

Os meninos e as meninas nos demandam um cuidado que se refere tanto à nossa capacidade de ler e responder às suas necessidades com respeito, empatia e afirmação, como ao compromisso de criar contextos nos quais possam encontrar oportunidades concretas de crescimento.

O cuidado é, portanto, uma “prática de cuidar”, ou seja, uma ação feita de gestos, palavras, sentimentos positivos e olhares que confirmam que nos preocupamos com o bem-estar da criança. Portanto, nos serviços infantis devemos ter comportamentos de proximidade física, afetiva e empática e controle emocional positivo. Falar de cuidado não é reforçar a dependência da criança ao adulto, mas estar disposta a acolher e dar atenção a cada criança, para sustentar seu crescimento. As crianças pedem aos adultos proximidade e relacionamento, a capacidade de prestar atenção aos seus sinais, precisam se sentir seguros e crescer em pequenos passos.

Todo menino e toda menina crescem de acordo com seu próprio ritmo, que deve ser reconhecido e aceito. Cultivar a escuta e a observação cotidiana coloca o adulto na posição de captar os sinais que o levam a reconhecer a singularidade de cada criança e a ter comportamentos não padronizados, apressados e superficiais.

A mensagem que a criança recebe por meio do bom atendimento representa o primeiro passo na construção de uma ideia de si e do seu valor. É isso que abre caminho para uma competência fundamental: a capacidade de tomar iniciativas, de enfrentar as relações sociais e de resolver problemas e, portanto, de sair para o mundo com a confiança do sucesso.

O cuidado é uma atitude que deve ser estendida também ao meio ambiente e às coisas que cercam a criança nos serviços educacionais para criar lugares bonitos e ricos de possibilidades, onde crianças e adultos podem voltar com prazer todos os dias.

Reconhecer cada criança, seus pensamentos, suas emoções, mas também suas ações e seu desejo de saber, significa acolhê-la em um lugar onde possa ser protagonista de suas experiências.

Estamos falando, então, de uma criança que quer ser protagonista do seu crescimento, que quer ser “aprendiz do pensamento”, e de um adulto que deve promover a sua vontade de experimentar o mundo, propondo um contexto adequado à exploração e ao conhecimento.

A palavra “contexto”, não escolhida ao acaso, sublinha a virtuosa inter-relação ecológica que surgiu nos últimos anos no pensamento pedagógico entre os espaços, as relações e as opções culturais e pedagógicas que definem a identidade educativa de cada serviço para crianças.

O espaço não é o contentor de propostas pré-fabricadas, mas representa um elemento de relação que valoriza as inter-relações entre os vários sujeitos que o habitam (crianças, famílias e educadores) na perspetiva de uma comunidade educativa: o serviço educativo como lugar de encontro entre pensamentos, ideias, histórias pessoais, dúvidas, conhecimentos e oportunidades de ser e fazer.

Devemos colocar à disposição das crianças espaços adequados que promovam a multiplicidade de suas necessidades, combinando a demanda de afeto e cuidado com o desejo de exploração e conhecimento, o sentimento de intimidade com o prazer de estar com os outros. Espaços que comunicam a atenção que lhes damos, espaços acolhedores que reconhecem para cada criança a possibilidade de ser verdadeiramente ativa, capaz de construir objetos, brincar com a imaginação, imaginar e desenvolver pensamentos originais e únicos.

Além disso, são imprescindíveis as condições que estimulam as crianças a serem observadoras de objetos interessantes, materiais frágeis, belos livros, que promovam a aprendizagem de forma implícita e não por exigência de realização. É necessário ter condições onde seja possível educar na beleza, no respeito ao próximo e ao mundo, através de um ambiente cuidadosamente preparado.

As reflexões dos últimos anos nos levaram à conclusão de que, se queremos afirmar o papel ativo das crianças na aprendizagem, devemos lembrar que elas não precisam de uma aprendizagem fabricada, mas sim de condições favoráveis ​​para a aprendizagem e, portanto, espaços organizados para fazer e agir. Tem sido um desafio pedagógico que ao longo dos anos tem levado a repensar a organização das propostas educativas para que sejam cada vez mais coerentes com uma ideia de infância, que inclui uma criança com inúmeras competências cognitivas e sociais, com uma predisposição favorável ao relacionamento com outras crianças e adultos.

Partindo do pressuposto de que as crianças são motivadas a se tornarem competentes por meio da experiência espontânea e autônoma, estamos convencidos de que são necessários adultos que se preocupem antes de tudo em criar condições favoráveis ​​para seu desenvolvimento.

Nesse contexto, a criança é vista como uma pessoa que cresce interagindo com o meio em um processo recíproco em que nenhuma dos dois está parado; cada um depende do outro. Assim, os educadores são chamados a ajudar as crianças a desenvolver o seu próprio ser, são chamados a concentrar-se menos na concretização de objetivos predefinidos, a dedicar-se a projetar um contexto que seja por si mesmo o conjunto de elementos que a criança pode utilizar livremente.

A criança nos pede espaços que possam sustentar as tramas da brincadeira e da experiência cognitiva, capazes de gerar novos caminhos de crescimento evolutivo, sempre individualizados e diversificados. As crianças querem ambientes organizados, mas não muito estruturados, que possam deixar espaço para cultivar seu próprio mundo interior, querem uma brincadeira que nasça espontaneamente e que aconteça principalmente ao ar livre.

Isso parece confirmar a ideia de uma criança que aprende livremente e que pode inventar situações, experimentar, ter a oportunidade de medir seus limites numa verdadeira aceitação da infância.

Nos últimos anos, muitas questões foram levantadas sobre os espaços exteriores dos serviços educativos e também, neste sentido, o direito de brincar na natureza foi reconhecido como uma das necessidades inalienáveis ​​das crianças de hoje. Ao ar livre é onde as crianças podem experimentar e são protagonistas indiscutíveis, sujeitos ativos que exploram e buscam interpretações pessoais através de seus corpos.

A criança em que pensamos é uma criança completa, feita de corpo e mente e ávida por brincar, por conhecer o que a rodeia, que não se esquiva do prazer da exploração, mas o busca, vive, exercita.

Obrigado, Irene, pelas oportunidades que ofereceu a muitos educadores para afirmar esta nova ideia da infância e dos seus direitos e pela energia que dedicou a encorajar os adultos cujo trabalho é ajudar as crianças a crescerem a assumir responsabilidades.


Descubra juntos, cresça junto com os outros. Sentindo-se parte do espaço sideral

 

Relacionats

Subscriu-te al nostre butlletí!
Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues
Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!

Subscriu-te al nostre butlletí!

Vols rebre informació sobre totes les novetats formatives i activitats de l'Associació?
Subscriu-t'hi!

Escoles/Universitats amigues

Ets un centre educatiu que vol participar i cooperar amb equips de mestres compromesos amb la millora de l’educació a Catalunya?
Associa't i forma part de la xarxa!